Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2016

VITORIA NO DESERTO

Jó 23:8-9

Caros irmãos, todos nós sabemos o que Deus tem nos prometido, é o mesmo que prometeu a Abraão, uma terra que mana leite e mel, e para chegarmos até esta terra devemos ter consciência que existe também um deserto e não tem como chegar na terra prometida sem antes atravessar o deserto.

Em Jó 23:8-9 podemos ver Jó diante de um grande deserto, "Eis que se me adianto, ali não está; se torno para trás, não o percebo. Se opera à esquerda, não o vejo; se se encobre à direita, não o diviso". Neste texto ele olha por todos os lados e não consegue ver o Senhor. Este é o momento mais difícil na vida de um cristão, quando não consegue nem mesmo orar e quando ora parece que sua oração não ultrapassa o teto, o sentimento é que Deus está a milhares de quilometro, mas hoje te digo... Você não está sozinho nesta, o deserto não é privilégio só seu.
A lista de viajantes do deserto é extensa, pois o deserto é o lugar por onde passa todos os filhos de Deus. Tentamos evitá-lo procuramos atalhos, dando nosso jeitinho brasileiro, mas não tem Jeito. Quando andamos no deserto, estamos andando por onde Moisés andou e por lá ficou quarenta anos cuidando das ovelhas do seu sogro Jetro, depois mais quarenta anos, guiando o povo hebreu até a entrada da terra de Canaã.

No deserto você terá também a companhia de José vendido pelo seus próprios irmãos aos Egípcios. E por mais de dezessete anos teve o seu deserto, onde passou por calunias e foi parar em um calabouço. Até mesmo Jesus o nosso salvador teve o seu momento de deserto, depois de ser batizado por João Batista no rio Jordão foi levado ao deserto, e por lá passou quarenta dias sendo tentado por satanás. 

Quando passamos pelo deserto aprendemos algumas verdades, que gostaria compartilhar com vocês:
Primeiro que o deserto é um lugar de aprendizado, nele aprendemos que devemos buscar o abençoador e não as bênçãos, muitos fracassam no deserto pelas motivações erradas só buscam seus próprios interesses e não estão nem ai para o que Deus está falando, deserto é lugar onde tudo é muito seco, pode ser secura espiritual, financeira, social ou física, mas uma coisa você pode ter certeza você não está no deserto pra ser derrotado e sim para ser vitorioso.

Segundo aprendemos que é um lugar de dependência de Deus, ali é que recebemos o pão nosso de cada dia, o povo hebreu quando estava no deserto todo dia bem cedo, caia do céu o maná, este maná ele poderia pega-lo, mas deveria comer no mesmo dia, e no outro dia o Senhor mandaria outra vez o maná, no deserto recebemos não aquilo que queremos, mas o que necessitamos, o povo de Deus saiu do Egito com muito ouro e linho, e para que foram utilizados? Para fazer o bezerro de ouro e roupas para dançar diante dele, e se você recebesse de Deus tudo que tem pedido o que faria?

Terceiro no deserto é lugar de amadurecimento. Assim como uma criança tem que passar por algumas etapas em sua vida, para crescer, nós também devemos em nossa vida espiritual passar por algumas etapas, e o deserto é uma delas. Quando andamos pelo deserto, Deus está nos dando a oportunidade de crescermos, e temos que tirar o melhor proveito de todo este ensinamento.

Em quarto, no deserto enfrentamos nossos inimigos, o povo hebreu enfrentou vários inimigos no deserto eles derrotaram os amorreus, os midianitas e o povo de Basã e sem falar em Faraó e Seus cavaleiros, mas o maior inimigo do povo hebreu no deserto foi eles mesmos. Quando deixaram de acreditar nas promessas de para acreditarem em um relatório negativo dos dez espias, quando murmuram mesmo tendo acabado de ver o mar vermelho se abrir, é quando ficaram lembrando-se das comidas do Egito mesmo sabendo que existe uma terra que mana leite e mel, foram derrotados por suas próprias atitudes e por isso não entraram na terra.

Não é o deserto que define quanto tempo ficaremos nele. E sim, nosso comportamento diante dele. Assim como o povo hebreu ficou quarenta anos no deserto, Jó ficou nove meses. Porém, José ficou dezessete anos "liderando", mesmo dentro de um deserto não se entregou, continuou lutando por seus sonhos. E o seu deserto, quanto tempo durará? Como você tem enfrentado o seu deserto? Murmurando ou liderando?

Deus não te levou ao deserto para ser derrotado e sim para entrar na terra que mana leite e mel

Pense nisso!!! Deserto é lugar de passagem, não de fixar residencia... 

Paz e Graça...

Pr. Nivon Lima

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amém!!!
    Deus nos permite passar pelo deserto.
    Mas não nos permite permanecer no deserto.

    ResponderExcluir