Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2016

O SEGREDO DE OBEDE-EDOM


II Sm 6:10-12



Os sete primeiros anos do reinado de Davi foi em Hebrom, depois disto começou o seu governo em Jerusalém. Porém, uma coisa faltava: A arca da aliança (que representava a presença de Deus no meio do povo). Sendo incomodado por esta situação, Davi decidiu que iria trazer de volta a arca da aliança para Jerusalém.

Uma grande festa foi feita, mais de trinta mil pessoas para trazer de volta a arca da aliança. Colocaram-na em um carro novo e com muita musica e dança a multidão acompanhava. Mas ao meio desta grande festa uma tragédia aconteceu no caminho de volta, o carro que trazia a arca pendeu e Uzá filho de Abinadame estendeu a mão e tocou-a, e morreu no mesmo lugar em que estava e todos ficaram apavorados com o acontecido inclusive o rei Davi.


Mas como tudo que acontece, tem sempre o propósito de mudar a vida daqueles que amam a Deus, isto aconteceu para mudar a vida de um homem: Obede-Edom. Obede significa servo, que é o mesmo que escravo, e Edom denota os descendentes dos Edomitas, que eram da linhagem de Esaú, sendo este povo inimigo de Israel. Se não bastasse este homem era geteu, ou seja, de Gate, a terra de um dos maiores inimigos de Israel, Golias. Então estamos falando de alguém (escravo de Edom) que vivia a margem da sociedade de sua época, sendo escravo do povo inimigo, vivendo em meio a um povo gigante que o oprimia há muitos anos ao ponto de ser conhecido como um deles, o Geteu. Desprezado por todos, tinha uma esposa estéril, animais estéreis, dono de uma propriedade estéril.



Atemorizado o rei Davi resolve então deixar a arca da aliança na casa de Obede-Edom, e por três meses a arca da aliança ficou em sua casa, e o Senhor abençoou tremendamente. O homem que era escravo agora tinha a presença de Deus em seu lar. Não importa a situação que você se encontra, nem como está sua casa, se a presença de Deus entrar na sua vida tudo vai mudar novas portas se abriram, oportunidades surgiram, Obede-Edom teve uma nova oportunidade em sua vida, quando tudo parecia não ter mais jeito, Deus entrou em sua casa. Assim pode ser na sua vida, mas para isso a arca tem que entrar na sua casa, e quando ela entrar sua benção será completa.

A presença de Deus na casa de Obede-Edom trouxe várias bênçãos, em sua vida. O homem que era escravo do inimigo, agora tinha a presença de Deus em sua casa; em sua vida sentimental. A sua esposa que não dava filhos deu a luz a seis filhos. Com a presença de Deus sua vida financeira, foi restaurada, seus animais e sua terra que eram estéreis, se tornou os mais produtivos da região. É assim mesmo quando experimentamos a presença de Deus, suas benções estendem por todas as áreas de nossa vida.

O segredo de Obede-Edom estava não em suas forças ou sua sorte, mas sim na presença da arca da aliança que simboliza a presença de Deus em sua vida. E com o desejo de estar sempre diante desta presença, juntamente com sua esposa, tomou uma decisão que deixaria tudo para estar perto da presença do Senhor. Agora o escravo de edom que morava em meio aos geteus se torna um rico fazendeiro próspero e abençoado, que resolve deixar sua riqueza e seus bens para andar na presença de Deus. Quem experimenta esta presença verdadeiramente jamais consegue se separa dela.

Obede-Edom era tão apaixonado pela SHEKINAH de Deus, que se tornou porteiro da arca da aliança, chefe de uma família de levitas. Ele conseguiu passar para seus filhos o quanto a é maravilhoso ter a presença de Deus, e todos se tornaram músicos na casa de Deus. Com isso aprendemos que quando Deus nos abençoa com sua presença nossa casa se torna um lugar de música.

Que a arca do Senhor esteja sempre em sua casa, e que você possa desfrutar desta maravilhosa dádiva.

Paz e graça...

Pr.Nivon Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário